Sunday, October 5, 2008

Certificação social empresas


Já ouvimos falar nesse exemplo de sucesso de uma das marcas mais conceituadas de cafés do nosso país, sobretudo sobre a sua envolvência em projectos sociais nos países de origem do café como é o caso de Timor e da sua certificação na área da responsabilidade social. Outras empresas na área da distribuição lhes seguiram os passos, como é exemplo o Grupo Auchan.


A certificação sob a Norma SA 8000 visa a celebração de compromissos das empresas ao nível social, que respeitam os seguintes aspectos:
Trabalho Infantil - O trabalho infantil é inaceitável. Os colaboradores não podem ter uma idade inferior à idade mínima definida pela Legislação do País, e em caso algum, inferior a 14 anos.

Trabalho Forçado - O trabalho forçado não será tolerado sob qualquer forma, incluindo castigos corporais, coerção física ou mental, insultos verbais.

Saúde e Segurança - A empresa deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar as medidas adequadas para prevenir acidentes e danos à saúde dos seus colaboradores.

Liberdade de Associação e Direitos de Discussão de Acordos Colectivos - A empresa não interfere no exercício dos direitos dos colaboradores relativamente à Liberdade Sindical e ao seu Direito à Negociação Colectiva.
Discriminação - A empresa não pratica discriminação de raça, casta, nacionalidade, religião, sexo, orientação sexual, filiação política ou sindical relativamente ao recrutamento, remuneração, acesso à formação, promoção, reforma dos colaboradores.

Práticas Disciplinares - A empresa não se envolve ou apoia a utilização da punição corporal, mental ou coacção física e o abuso sexual.

Horários de Trabalho - A empresa cumpre a Legislação aplicável, remunerando as horas extraordinárias efectuadas.

Remuneração - A empresa remunera os seus colaboradores de acordo com a lei, garantindo o pagamento dos respectivos impostos.

Sistema de Gestão - A alta direcção deve definir a política da empresa quanto à responsabilidade social .

A envolvência dos fornecedores e a envolvência dos clientes e público neste processo é extremamente importante, de forma a credibilizar todo o processo, a montante e a juzante.
Saiba como certificar a sua empresa em responsabilidade social, clique aqui.

No comments:

Social BookmarkAdd to Google Reader or Homepage

bignet.TV: Atletas Olímpicos

SEO websites conteúdos internet

SEO websites conteúdos internet
internet marketing

Moon Phases

CURRENT MOON